Escola Bilíngue Arca de Noé 

Alameda Pádua, n. 420, Pituba - Salvador - BA

(71) 3353 - 7009 | preescolaarcadenoe@gmail.com

 

 A Escola

faixa-bolinhas-arcadenoe-04-04.png

A Escola Bilíngue Arca de Noé está localizada à Alameda Pádua, 420 – Pituba, na cidade do Salvador- BA. Foi criada em janeiro de 2007 pela sua mantenedora e diretora geral, a Professora Graziela Alves Miranda, pedagoga, psicopedagoga e mestre em educação, que idealizou e colocou em prática o sonho de uma escola dedicada somente à educação infantil, num espaço aonde as crianças pequenas sentissem a escola como a continuidade de suas casas e ao mesmo tempo fossem introduzidas em um novo ambiente educacional e social. Neste sentido, nasceu e floresceu a Arca, como carinhosamente nos referimos a nossa escola.

 

Passaram-se alguns anos desde a sua fundação, a pequena semente vem dando frutos que se concretizam no bom desempenho dos seus alunos, quando transferidos para outras escolas e, sobretudo, na aceitação e reconhecimento da comunidade externa, que indicou a escola no ano de 2015 ao Prêmio Prime, na categoria de educação infantil, como uma das 10 melhores escolas de educação infantil de Salvador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nestes anos, a Arca ampliou suas instalações, reformulou suas salas de aulas e espaços de recreação, adaptando-os cada vez mais às suas finalidades e objetivos.

 

A nossa prática educativa se baseia na visão de uma sociedade mais justa, solidária, ética e sustentável, vislumbrando a existência da possibilidade de se criar um mundo saudável, democrático e plural.

 

A comunidade escolar compromete-se a agir de forma coerente e intencional no sentido de colocar em prática o que estabelece o projeto pedagógico da escola em consonância com as leis relativas à educação no Brasil e, em especial, à educação infantil

Fundamentos Norteadores

 

O nosso ensino segue a linha diálogo – AÇÃO – COMPREENSÃO - PARTICIPAÇÃO. Baseia-se em relações diretas entre o aluno e seus pares e entre o aluno e o professor. Destaca a família como parceira do processo educativo da escola e nesse sentido propõe a inclusão dos pais nas ações, através de reuniões de pais e mestres, comemorações, e outras práticas.

 

Visa à formação de adultos sadios, cooperadores, críticos, autônomos e sensíveis, uma vez que lhes foram oportunizados uma infância criativa e lúdica, permeada pelo diálogo e a descoberta como essenciais ao aprendizado, tanto de conteúdos, como de atitudes e procedimentos.

 

 

Metodologia

A metodologia de ensino da Escola Arca de Noé alinha-se com as proposições metodológicas sócio-construtivistas e com os princípios educacionais da Dra. Maria Motessori: (respeito ao ritmo próprio, liberdade de escolha, auto-educação, ordem...), adaptadas ao que propõe a LDB 9.394/96 e aos RCN para a Educação Infantil.

 

Matriz Curricular

faixa-bolinhas-arcadenoe-04-04.png

Linguagem e Literatura – objetiva a ampliação gradativa da comunicação e expressão oral e escrita e o conhecimento dos variados gêneros literários, como: conto, lendas, poesias, parlendas, trava-língua, etc. Para ampliação da linguagem e também conhecimento do mundo, trabalhamos com a “Roda de Literatura”.

Matemática – deverá ser tratada como conhecimento que ajuda na compreensão do mundo, na sua transformação e no desenvolvimento do raciocínio lógico, a partir do uso social desses conhecimentos. Expls.: contagem com canções, com objetos diversos, blocos lógicos, coleções, seriações, material dourado, etc.

Psicomotricidade – (capoeira e natação) visa o desenvolvimento global do educando. A intervenção dos educadores no processo do educando de construção e apropriação do domínio de seu corpo deverá ser de forma planejada e sistemática.

Língua Inglesa – é dada respeitando os mesmos princípios da língua materna,

  1. propõe-se, deste modo, dar alicerce ao educando afim de que possa no futuro se relacionar de forma natural com outro idioma e lhe assegurar ser competitivo no mundo globalizado.

Música e Movimento – explorar e identificar sons, canções e ritmos diversos. Executar instrumentos simples (pandeiro, tambor, triângulo etc.) e refletir sobre a música como produto cultural do ser humano.

  1. Artes Plásticas – manipulação de diferentes objetos e materiais de forma livre e dirigida. Apreciar e conhecer obras de arte de diferentes autorias e estilos.
  2.  

O currículo escolar valorizará, ainda, as seguintes atividades, transversalmente:

 

  • estudo do meio ambiente;
  • eventos cívicos e comemorativos (dia do índio, folclore, dia da consciência negra, entre outros);
  • viagens de integração e socialização;
  • visitas à exposições, mostras culturais, teatros.

Natureza e Sociedade – nesta área é visado o desenvolvimento da construção da identidade do aluno sem perder de vista o contexto sócio-cultural de que faz parte. 

  1.  
Arte_Escola Arca de Noe-.jpg
IMG-20170811-WA0178.jpg
aula infantil de matematica_escola arca de noe.jpg
piscina_Escola Arca de Noe.jpg
IMG-20170222-WA0010.jpg
IMG-20170314-WA0019.jpg
IMG-20170922-WA0034.jpg

Aproveite para dar a melhor educação para seu filho.

 Horário das Aulas

faixa-bolinhas-arcadenoe-04-04.png

Veja abaixo os horários das aulas de todos os grupos:

 

horarios_arca_de_noe-07.jpg

 

 Turno Integral

faixa-bolinhas-arcadenoe-04-04.png

Na Arca de Noé, além do turno matutino e vespertino, os alunos podem estudar em período integral. No turno posto ao da aula os alunos podem fazer atividades extra-curriculares como natação e/ou ballet, estas atividades são importantes porque desenvolvem nos alunos habilidades artísticas, esportivas, pessoais e sociais.

 

Os alunos que não são integrados nas atividades extracurriculares são envolvidos em outras atividades pedagógicas. Além disso, os alunos de tempo integral fazem as atividades que são enviadas para casa na própria escola com o auxilio de uma profissional. 
 
As atividades extracurriculares oferecidas na escola podem ser frequentadas por todos os alunos, mesmo os que não estão matriculados nas modalidades integral e também os alunos de outras escola. Consulte os valores de cada atividade na secretaria da escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Promovemos o desenvolvimento das crianças, ampliando suas experiências, conhecimentos e estimulando os pequenos a participarem de

atividades trabalhadas de acordo com a faixa etária, respeitando cada desenvolvimento.